O Irã apresentará uma nova oferta à comunidade internacional que “garantirá a paz e a justiça no mundo”, em resposta às propostas para abordar seu polêmico programa nuclear, afirmou o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, segundo a agência Fars.
“Preparamos um pacote que pode ser a base para resolver o programa nuclear iraniano. Ele será apresentado ao Ocidente logo”, declarou o presidente, se referindo ao grupo dos seis –Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha– que convidaram Teerã na semana passada para participar de uma reunião em busca de uma “solução diplomática para este assunto crítico”.
Na segunda-feira passada (13), o Irã disse estar satisfeito com o diálogo “construtivo” com as seis potências. O presidente iraniano disse ainda estar pronto para negociar sobre o programa nuclear, que o manteve rotulado como inimigo durante o governo do republicano George W. Bush, nos EUA.
Ahmadinejad não deu detalhes sobre o novo pacote, mas afirmou que o mundo não pode ser regido “pela força”. “Este novo pacote garantirá paz e justiça ao mundo. Ele respeita os direitos de todas as nações.”
Em um discurso para milhares de iranianos em Kerman, no sul do país, Ahmadinejad usou um tom conciliador, pouco ouvido em seus discursos.
“A nação iraniana é generosa. Ela pode esquecer o passado e começar uma nova era, mas qualquer país que fale com base no egoísmo terá a mesma resposta que o Irã deu a Bush”, disse, um dia após a administração do novo presidente americano, Barack Obama, afirmar que seu objetivo imediato é trazer o Irã de volta às negociações.
Em uma referência ao governo Obama, Ahmadinejad disse ainda que “as circunstâncias mudaram” e que o país está satisfeito com a proposta de diálogo ofertada pelas potências.
Irã, quarto maior produtor de petróleo do mundo, afirma que seu programa nuclear tem como objetivo gerar eletricidade e nega as acusações do Ocidente de que queira produzir armas nucleares.
(Com Efe, Reuters e Associated Press )