O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Leo Lima, inaugurou na manhã desta quinta-feira (26/1) o novo Foro de Lajeado, no Vale do Taquari. O prédio custou R$ 10,7 milhões, oriundos de recursos próprios do poder Judiciário, a partir do gerenciamento de parte dos depósitos judiciais.
De entrância intermediária, a comarca de Lajeado jurisdiciona ainda os municípios de Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Forquetinha, Sério, Canudos do Vale e Progresso. Tramitam 29.676 processos.
A juíza-diretora do Foro, Carmem Luíza Rosa Constante Barghouti, disse que a entrega do prédio é um presente à comunidade, exatamente no dia em que o município completa 121 anos. Depois da solenidade, o presidente do TJ-RS percorreu as dependências do prédio e conversou com os servidores.
O juiz Luís Antônio de Abreu Johnson, titular da Vara de Família e do Juizado da Infância e Juventude, prestou uma homenagem ao desembargador Leo Lima, fazendo-lhe a entrega de uma estatueta do maior payador da América Latina, Jayme Caetano Braum. Payador é uma espécie de artista que emprega poesia improvisada, num estilo originário da Argentina.
Participaram ainda da solenidade o 2º vice-presidente do TJ-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; o juiz-corregedor da Região, Rui Rosado de Aguiar Neto; o juiz-assessor da Presidência do TJ-RS, Rinez da Trindade; o desembargador Francisco José Moesch; e os magistrados da Comarca, Débora Gerhardt de Marque, Ney Alberto da Motta Vieira, João Gilberto Marroni Vitola e Cássio Benvenutti de Castro; além de diversos prefeitos do Vale do Taquari.