Juízes substitutos realizam correição em presídios na Capital

Uma das atividades práticas realizadas no Curso de Formação promovido pela EJUD/MS foi a visita dos juízes substitutos Luciano Pedro Beladelli, Luiza Vieira Sá de Figueiredo, Marcel Goulart Vieira e Mariana Rezende Ferreira Yoshida, acompanhados pelo Juiz de Direito da Auditoria Militar da Comarca de Campo Grande, Dr. Aldo Ferreira da Silva Júnior, realizou nesta quinta-feira (18) nos presídios de Segurança Máxima, Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem, Presídio de Trânsito e Presídio da Gameleira.

Os magistrados foram recepcionados pelos diretores dos presídios que relataram a situação dos detentos. Vários pontos foram abordados, entre eles, saúde, educação, superlotação e trabalho dos internos.

Os novos juízes conheceram os pavilhões e adentraram as celas, observando de perto a realidade carcerária. O juiz substituto Luciano Pedro Beladelli destacou que durante a visita foram escolhidos dois internos para representarem a massa carcerária, relatando o cotidiano dos presídios. Os internos reclamaram da falta de informação sobre o cumprimento das penas e a superlotação.

Em seguida, visitaram a tapeçaria, cozinha, marcenaria e padaria que funcionam dentro dos presídios do Instituto Penal de Campo Grande e Segurança Máxima. Em conversa com alguns internos, observaram que a maioria é favorável ao trabalho, porque além da remição da pena, aprendem uma profissão que poderão exercer após o cárcere. Durante a visita foram oferecidos aos novos juízes um lanche (pães e biscoitos) no presídio de Segurança Máxima e um almoço no Presídio da Gameleira, feitos pelos próprios detentos.

Para o juiz substituto Marcel Goulart Vieira, a visita foi importante no aspecto prático para o conhecimento da realidade do funcionamento dos presídios. Ele destacou que é obrigação dos magistrados a presença mensal em correição em todos os presídios existentes na comarca, com lavratura de relatório e registro de presença em livro próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento