A Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) vai divulgar em seu site uma relação de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que respondem a processos criminais e eleitorais no estado.
A iniciativa integra projeto Eleições Limpas, da Associação dos Magistrados Brasileiros, que pretende, a partir do dia 22 de julho, divulgar listas semelhantes em todo o Brasil. Segundo comunicado da Ameron, o objetivo é contribuir para o fortalecimento da democracia e de eleições mais éticas, além de estimular eleitores a votar de forma livre e consciente, com pleno conhecimento da vida dos candidatos.
“Os candidatos anunciam o querem fazer se forem eleitos e nem sempre falam de suas vidas pregressas, omitindo dados importantes. Preocupados com a questão ética dos candidatos, os magistrados brasileiros pretendem, com essa divulgação, dar mais transparência às eleições, fazendo valer um direito da sociedade, que é conhecer melhor os candidatos”, declara o presidente da Ameron, juiz Raduan Miguel Filho.
Revista Consultor Jurídico