O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, e os 26 juízes substitutos empossados em julho deste ano visitaram o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, na manhã da quinta-feira (29 de outubro), na sede do Palácio Paiaguás. O chefe do Executivo estadual e alguns secretários de Estado fizeram a demonstração de todas as ações e modelos de gestão das suas secretarias e apresentaram um panorama geral das potencialidades do Estado.
De acordo com o presidente Paulo da Cunha, além de estreitar o relacionamento, os novos juízes estão conhecendo as autoridades e os Poderes constituídos. Conforme o desembargador, essas visitas são importantes porque a grande maioria dos novos magistrados não é de Mato Grosso, portanto, precisam conhecer as autoridades estaduais e a realidade daqui, porque futuramente haverá interlocuções entre essas autoridades.
“Estar com os magistrados conhecendo as ações do governo é de grande relevância. O governador tem um vasto currículo na área jurídica e é nacionalmente conhecido pelo seu trabalho, o que nos causa alegria e satisfação. Com o slogan ‘Estado de transformação’, ele mostra que transformar é fazer a diferença e nesses meses de governo mostrou que está transformando o Estado”, salientou o desembargador.
O presidente falou aos juízes substitutos sobre o trabalho a ser desenvolvido em Mato Grosso a partir de dezembro deste ano, mês em que cada magistrado assumirá a comarca a qual será designado. “Vocês irão trabalhar num Estado de transformação e terão grande responsabilidade em suas comarcas para ajudar nessa fase de transformar. É com grata satisfação que estamos aqui hoje e vamos trabalhar, porque Mato Grosso precisa da união de todos e do nosso trabalho”, destacou.
O governador Pedro Taques falou da honra em receber os magistrados e de mostrar a eles que Mato Grosso é um Estado que tem futuro. “Para isso precisamos que as pessoas entendam que o momento é de transformação e que o Estado não é somente o Executivo, mas também o Legislativo, o Judiciário e, sobretudo, o cidadão”.
O chefe do Executivo ressaltou ainda o reforço dos 26 magistrados, o que significa para o cidadão a concretização de direitos fundamentais. “Desembargador Paulo, receba o meu respeito. O Judiciário trabalha muito e os juízes irão contribuir e muito nesse momento. Para mim, como governador, é motivo de satisfação e tranquilidade estar diante de magistrados que trabalharão em prol de Mato Grosso”, complementou.
Para o juiz substituto Fernando Kendi Ishikawa, que veio do Estado de São Paulo, a visita ao Governo do Estado ajuda a conhecer um pouco sobre os números de Mato Grosso e a fundamentar as decisões. “Isso norteará as decisões com base no que ocorre efetivamente nos municípios. Essas informações que nos foram passadas vão ajudar os magistrados que são de fora a entender a realidade do Estado e a saber qual a política que o governo está tomando”.
A magistrada Lilian Bartolazzi, natural de Minas Gerais e que residia no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, falou do crescimento de Mato Grosso e disse ser uma honra estar aqui como juíza de Mato Grosso, onde pretende fazer sua carreira. “Este é um Estado muito próspero e conhecer as pessoas que o governam, estreitar esse relacionamento, é muito importante. Ver o ânimo deles, a boa vontade de fazer o Estado crescer e aprimorar traz muita esperança de saber que em alguns anos isso tende a melhorar para todos”.
Fizeram as apresentações sobre números e referências do estado, além do governador, os secretários de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon; de Educação, Permínio Pinto; de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo; e da Casa Civil, Paulo Taques.
Também estavam presentes o juiz auxiliar da Presidência do TJMT Aristeu Dias Batista Vilella, o juiz em substituição da Quinta Vara Cível de Cuiabá, Jorge Iafelice, representando a Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), e o assessor da Esmagis-MT, João Luiz Lins.
Fonte: http://www.tjmt.jus.br/