O Tribunal Superior Eleitoral elaborou um treinamento-piloto de mesários via internet. Em Mato Grosso do Sul, até o momento, 250 se inscreveram nos municípios de Terenos, Nioaque, Miranda, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Coronel Sapucaia, Coxim, Campo Grande, Amambai, Anastácio, Aquidauana e Batayporã.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, os mesários que ainda não se inscreveram para o treinamento, têm até o dia 06 de outubro para fazê-lo. O TRE-MS espera que 413 mesários do Estado sejam treinados até as vésperas das Eleições.
Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também estão realizando o treinamento-piloto. Este método é usado apenas aos mesários que não foram convocados para o treinamento presencial.
O objetivo é avaliar a aceitação e possível ampliação desta modalidade de treinamento para momentos eleitorais futuros e, ainda, contribuir com a melhoria da qualidade do atendimento nas seções eleitorais, no dia da eleição.