Ministro será ouvido hoje no Congresso sobre denúncias de favorecimento a PE

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, será ouvido hoje por parlamentares da Comissão Representativa do Congresso sobre denúncias de privilégios na destinação de verbas para prevenção de desastres naturais. Estava prevista a análise de um pedido de convocação do ministro, mas Fernando Bezerra se antecipou e avisou que compareceria espontaneamente à comissão para falar sobre esse assunto.

A principal denúncia se refere ao uso político das verbas em Pernambuco, estado de origem do ministro. Na semana passada, o PPS apresentou requerimento com pedido de informação sobre informação da ONG Contas Abertas que mostra que Pernambuco teria recebido 90% do valor pago em obras iniciadas em 2011 do programa Prevenção e Preparação a Desastres.

A reunião foi convocada pelo presidente do Senado, José Sarney. A Comissão Representativa do Congresso é composta por 17 deputados e 8 senadores. Cabe a esses integrantes representar o Legislativo durante o recesso parlamentar.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), considera importante a reunião de hoje, pois considera os esclarecimentos prestados até agora pelo ministro insuficientes. “Queremos saber por que os outros estados não tiveram recursos, e o que foi feito para diminuir o sofrimento nas áreas em que houve tragédias. Há uma ineficiência na aplicação das verbas públicas”, afirmou Nogueira.

Já o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), admitiu que o ministério deve redirecionar a aplicação dos recursos, mas considerou não ser justo apontar o ministro como o único responsável pelos problemas causados pelas chuvas na região Sudeste. “É uma questão que envolve os estados e os municípios. Querer responsabilizar o ministro por tudo o que acontece é reduzir a compreensão do problema”, argumentou. O partido, segundo ele, também quer discutir na reunião de hoje compromissos com uma política permanente de combate a enchentes.

A reunião da Comissão Representativa está marcada para as 14h30 no Plenário do Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento