O Departamento de Defesa dos Estados Unidos proibiu o Google Earth de exibir imagens detalhadas das bases militares norte-americanas. Segundo um porta-voz do Pentágono, Michael Kucharek, a medida foi feita por motivos de segurança.
Kucharek declarou que a proibição se aplica apenas às imagens panorâmicas de 360°, oferecidas pelo serviço, que permitem aos internautas observar com detalhes os lugares fotografados. O serviço recém lançado é chamado de Street View (visão da rua). O porta-voz disse que as imagens podem servir de fonte de informação para possíveis inimigos dos EUA.
A proibição é anunciada dias depois de ter sido noticiado que um grupo de pessoas utilizou o Google Earth para chegar ao telhado do Parlamento britânico, num protesto realizado na semana passada
Uma mensagem enviada pelo Departamento de Defesa a todas as bases e instalações na semana passada advertia os oficiais a não permitir que os funcionários acessassem o serviço Street View.
O porta-voz do Google, Larry Yu, disse que as imagens dos locais sobre os quais os militares americanos manifestaram preocupação foram retiradas do site. “Nós fomos contatados pelos militares, que expressaram preocupações com as imagens, nós atendemos ao pedido”, disse ele.
com Agências de Notícias
Revista Consultor Jurídico