O volante Cristian, do Corinthians Paulista, vai responder a processo na Justiça comum pelos gestos obscenos que fez para a torcida do São Paulo no clássico válido pelas semifinais do Campeonato Paulista, no último domingo. O jogador foi indiciado no artigo 40 da Lei de Contravenções Penais — conduta inconveniente — cuja pena pode chegar a seis meses de prisão. A informação é do portal UOL.
De acordo com o texto, Cristian, que ainda não tem data para ser ouvido sobre o caso, não deve ser preso. Pela lei, penas com menos de dois anos podem ser revertidas em multas, pagamento de cestas básicas e até mesmo serviços públicos à comunidade. Segundo o delegado do 23º Distrito Policial da capital paulista, Antonio Carlos Barbosa, que instaurou o inquérito, esta é a tendência do caso.
“É um procedimento simples. Estamos juntando ao processo imagens de Cristian fazendo os gestos para a torcida do São Paulo, anexamos também algumas reportagens sobre o caso e, depois, faremos um relatório. Provavelmente a promotoria deve propor um acordo ao jogador no Juizado Especial Criminal e isso pode resolver, caso ele aceite a pena”, afirmou o delegado.
Barbosa, entretanto, não descarta que outras pessoas também podem vir a ser chamadas para depor. “Dependendo de como transcorrer a investigação, podemos convocar outros jogadores do Corinthians, dirigentes, árbitro da partida e até mesmo atletas do São Paulo”, finalizou.
Ainda de acordo com o portal, o jogador vai depor no Tribunal de Justiça Desportiva, nesta sexta-feira (17/4) e, se a Procuradoria enquadrar a comemoração em atitude antidesportiva, o volante pode deixar de jogar 10 partidas. *Com informações do portal UOL.