Polêmico anúncio de sorvete com freira grávida é proibido

Um anúncio de sorvete com a fotografia de uma modelo como uma freira grávida foi proibido pelo órgão que regula a publicidade – em jornais, revistas e emissoras – na Grã-Bretanha. A Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês) considerou que “o anúncio desrespeita as crenças cristãs, principalmente de católicos”. Duas inserções já foram feitas em revistas de grande circulação na Inglaterra.

A empresa anunciante – uma fabricante de sorvetes – disse, no entanto, que exibirá posteres semelhantes em parte do trajeto que o Papa Bento 16 fará na capital britânica. A visita do Papa, que começa nesta quinta-feira (16), é a primeira desde a criação da Igreja Anglicana em 1534.

A peça publicitária mostra uma modelo grávida, vestida de freira, saboreando o sorvete em uma igreja com os dizeres: “concebido imaculadamente”, numa referência ao dogma cristão da concepção de Jesus.

Outra frase diz que “sorvete é a nossa religião”. As informações são do jornal Folha de Londrina (PR).

A empresa britânica responsável pela peça disse que exibirá posteres com imagens semelhantes em out-doors perto da Abadia de Westminster. A agenda do Papa prevê uma visita à abadia amanhã (17), que será seguida da celebração de uma missa na Catedral de Westminster no sábado (18).

A empresa não revelou que imagem será exibida no novo anúncio, dizendo apenas que será uma “continuação do tema”. Por meio de uma porta-voz, a empresa disse que a nova peça tem como objetivo “desafiar” a proibição do órgão regulador.

A empresa disse ainda que tem o objetivo de comentar e questionar, usando a sátira e o humor, a relevância e a hipocrisia da religião e a postura da igreja em relação a questões sociais.

Este foi o segundo anúncio criado para a linha de sorvetes Antonio Federicci, a ser proibido pela ASA. Em 2009, uma imagem que mostrava um padre e uma freira se preparando para um beijo foi também rejeitada pela agência reguladora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento