População de Campo Grande/MS receberá Centro Integrado de Justiça em 2016

Ainda neste ano de 2016, o Poder Judiciário Estadual entregará à população de Campo Grande o novo Centro Integrado de Justiça, moderno prédio do judiciário sul-mato-grossense que abrigará diversos serviços, dentre eles as varas dos Juizados Especiais.
O local onde antes funcionava um shopping popular está sendo remodelado para abrigar gabinetes de juízes, salas de audiência, plenários e diversos espaços. Com área construída de mais de 13 mil metros quadrados e situado na área central de Campo Grande, o prédio será um espaço moderno, centralizado e de fácil acesso, que atenderá a crescente demanda pela justiça, com mais comodidade e eficiência.
O andamento dos trabalhos foi acompanhado de perto pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Des. João Maria Lós, que visitou nesta semana o local acompanhado do Corregedor-Geral de Justiça, Des. Julizar Barbosa Trindade, do Vice-Presidente do Tribunal, Des. Paschoal Carmello Leandro, além dos juízes auxiliares da Presidência, Alexandre Antunes da Silva e Luiz Antônio Cavassa de Almeida, entre outros servidores do judiciário.
Segundo o Presidente a visita objetivou verificar em que fase se encontram as obras do novo Centro Integrado de Justiça e conversar com o construtor sobre a viabilidade de definir datas para inauguração. “Ainda neste ano de 2016, vamos entregar este prédio com o funcionamento de todos os juizados especiais, das varas da infância e juventude e possivelmente as varas de família, além da CPE (Central de Processamento Eletrônico), que vai atender todo o Estado”.
O novo espaço, explicou o Presidente, se transformará em um ponto de movimentação do judiciário com circulação entre 1.500 e 2.000 pessoas por dia, impulsionando a região central da cidade. O desembargador afirmou ainda que buscará junto à Prefeitura Municipal apoio para a revitalização do centro da Capital, que merece um cuidado maior.
A obra do novo Centro Integrado de Justiça é conduzida pela MCD Construtora Ltda. Iniciadas em 31 de agosto de 2015, as reformas e adaptações devem ser concluídas no prazo de 10 meses. De acordo com o proprietário da empresa, o engenheiro Renato Hallal Dahdah, cerca de 90% da instalação das divisórias já estão concluída. A parte hidráulica que prevê a construção de banheiros nos gabinetes dos juízes e para o público em geral já está 80% finalizada.
Toda a reforma interna está sendo realizada com utilização de Dry-wall, a chamada construção seca, com gesso acartonado para as divisórias. Este tipo de construção garante rapidez na obra, uma vez que não é utilizado cimento, tijolos, argamassa, etc, além de proporcionar flexibilidade e adequação à construção já existente, pois o material é muito leve e não compromete a estrutura. Todas as placas de gesso acartonado recebem um isolamento termo-acústico de lã de rocha, material que não propaga chama.
Conforme o Diretor da Secretaria de Obras do Tribunal de Justiça, Reinaldo da Rosa Silveira,  todas as licitações necessárias para a obra já foram realizadas, a última delas (para a instalação do sistema de ar condicionado) já foi concluída e o início dos trabalhos está previsto para o dia 1º de fevereiro.
O projeto de reforma foi pensado de modo a aproveitar ao máximo possível a construção já existente, afirma o Diretor do Departamento de Projetos da Secretaria de Obras do TJ, Daniel Felipe Hendges.  O piso de porcelanato será mantido. Todo o sistema elétrico, hidráulico, prevenção contra incêndio, tubulação de ar condicionado e de renovação de ar é instalado acima de um forro modular que permite fácil acesso para manutenção.
“Um ponto interessante neste projeto, que ainda não havia sido implantado em nenhuma outro construção do Poder Judiciário é o sistema de renovação de ar, cujo equipamento irá trabalhar concomitantemente com o ar condicionado. Este sistema garante a troca de ar e, consequentemente, a melhor  qualidade do ar que circula dentro do prédio”, concluiu o arquiteto.
Fonte: www.tjms.jus.br

Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento