As temperaturas elevadas e o aumento das chuvas preocupam quanto à possibilidade de uma nova epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul. Este ano o Estado teve mais de cem mil casos notificados, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde e chegou a ser o primeiro no ranking nacional em novos registros. Para contribuir na conscientização da população e fiscalização da atuação dos órgãos competentes, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), vai acionar a Comissão de Direito à Saúde da Seccional para atuação.
Para o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, a prevenção ainda é a melhor arma de combate. ”Para alcançar bons resultados é necessário organizar ações de prevenção e controle da situação. A limpeza de terrenos, quintais e eliminação dos focos de dengue é competência de todos nós, cidadãos conscientes. É dessa forma que a OAB/MS quer atuar, contribuindo com esse importante esclarecimento”, comenta Júlio Cesar.
Em março, a Seccional realizou uma mobilização de combate à dengue em Campo Grande que contou com a participação de mais de 50 advogados. Os operadores do Direito juntamente com o presidente da Seccional e a presidente da Comissão de Direito à Saúde, Flávia Robert Proença, foram ao centro da cidade orientar os comerciantes e a população sobre os canais de denúncia para os possíveis focos do mosquito, sejam terrenos privados ou públicos, e quanto aos direitos relacionados ao paciente infectado pela doença.
A estratégia é ampliar as ações de esclarecimento à população e a fiscalização dos órgãos que atuam no controle da doença. “A população deve saber como agir, quem acionar e o que fazer se uma denúncia não for atendida. Precisamos dar voz ao cidadão”, ressalta Júlio Cesar.