Na manhã desta quinta-feira (26) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu os professores da Universidade de Münster, Alemanha, Rainer Frey e Michael Bertrams, acompanhados de suas esposas, Margot e Eva, que é juíza na Alemanha.
Eles fazem uma visita ao Brasil para uma troca de experiência institucional e intercâmbio cultural e acadêmico. Além de Brasília, os professores passam por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM). Nessas cidades eles fazem contato com as faculdades de Direito das Universidades Federais onde também apresentam palestras, trazendo um pouco de conhecimento sobre o Poder Judiciário alemão.
Uma das palestras de destaque foi ministrada pelo professor Bertrams, em Porto Alegre, sobre os problemas relacionados ao islamismo e sobre a integração do regime na Europa e, mais especificamente, na Alemanha, onde existem muitos muçulmanos. Em Manaus, o professor falará sobre a modernização da Justiça a partir da experiência alemã.
O professor Bertrams é presidente da Suprema Corte de Nordrhein-Westfalen, o maior estado da Alemanha, país onde além da corte nacional há as supremas cortes estaduais.
Além das palestras, os professores farão contato com as instituições brasileiras com o intuito de buscar uma cooperação entre as Cortes, como, por exemplo, aquele feito no âmbito do Mercosul que permite intercâmbio de estudantes de Direito.
Rainer Frey foi professor do ministro Gilmar Mendes na Universidade de Münster, onde ele cursou o doutorado e defendeu tese sobre o Controle abstrato de normas perante a Corte Constitucional Alemã e perante o Supremo Tribunal Federal.
CM/AR