Fortaleza (CE) – Ao encerrar oficialmente a terceira e última reunião preparatória para a XV Cúpula Judicial Ibero-Americana, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Cesar Asfor Rocha, destacou o importante papel da Cúpula como fonte de experiências e de estímulo para o Judiciário de todo o mundo.
Segundo o ministro, o fenômeno da globalização impõe a adoção de projetos e ações conjuntas e o desenvolvimento de políticas voltadas para o aprimoramento da Justiça, o fortalecimento das instituições judiciárias e, extensivamente, da democracia na comunidade ibero-americano. Trabalho que, segundo o ministro, vem sendo plenamente realizado pela Cúpula.
Cesar Rocha agradeceu a escolha de Fortaleza como sede da reunião e ressaltou que o STJ e o Estado do Ceará sentiram-se honrados em receber os presidentes de tribunais superiores e coordenadores de 23 países ibero-americanos.
Falando em nome dos participantes, o representante da secretaria permanente da Cumbre, Jorge Carrera, enfatizou o sucesso da reunião que durante três dias debateu temas relacionados à oralidade, comunicação, estatística processual, ética, transparência e relação com a imprensa: “os objetivos foram totalmente cumpridos”.
Segundo Jorge Carrera, o encontro analisou, debateu e validou todos os projetos realizados pelos grupos de trabalho e que agora serão submetidos à aprovação da assembléia plenária da XV Cumbre, marcada para abril de 2010, em Montevidéu.