O III Concurso de Ingresso na Carreira de Defensor Público em São Paulo recebeu 7.985 inscrições. Os candidatos puderam se inscrever até o dia 14 de janeiro. O concurso terá três provas, duas escritas e uma oral, que são eliminatórias. A primeira prova está marcada para o dia 1º de março. O salário inicial é de R$ 5 mil.
O concurso tem como objetivo formar um cadastro de reserva para preenchimento das vagas que se abrirem ou forem criadas durante o andamento da seleção ou no seu prazo de validade, que é de dois anos, prorrogáveis por igual período. Para participar da seleção, o candidato, entre outros requisitos, deve ser bacharel em Direito e ter, pelo menos, dois anos de prática jurídica.
O defensor público tem como atribuição prestar assistência jurídica à população de baixa renda. Eles atuam nas áreas Cível, Criminal, Infância e Juventude e Família. Atualmente, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo está presente em 22 cidades entre capital, Região Metropolitana, litoral e interior.
Revista Consultor Jurídico