O livro D. João Carioca — A corte portuguesa chega ao Brasil será lançado, no sábado (31/5), em São Paulo. A obra conta, em quadrinhos, a chegada da família real ao Brasil.
Foi feito por Lilia Moritz Schwarcz, que cuidou da pesquisa, e pelo ilustrador Spacca, que fez o roteiro e os desenhos, além de participar da pesquisa. Lançado pela editora Cia. das Letras, o livro conta um episódio histórico de uma maneira divertida, com personagens caricatos, traço marcante de Spacca.
De acordo com ele, a idéia de fazer o livro partiu de Lilia, que o convidou para cuidar das ilustrações, e também veio no embalo das comemorações dos 200 anos da chegada da família real no Brasil.
O livro será oficialmente lançado em tarde de autógrafos na Livraria da Vila, que fica na alameda Lorena, 1731. Começa às 16h.
Lilia é antropóloga, professora da Universidade de São Paulo e autora de diversos livros. Entre eles, As barbas do Imperador — D. Pedro, um monarca nos trópicos e Símbolos e rituais da monarquia brasileira.
Spacca é cartunista e ilustrador. Já fez ilustrações para a Folha de S. Paulo. Faz também caricaturas para o site e já ilustrou outros livros, como Debret em viagem histórica e quadrinhesca ao Brasil e Santô e os pais da aviação — A jornada de Santos-dumont e de outros homens que queriam voar.
Revista Consultor Jurídico