Rio vence e Brasil será sede dos Jogos Olímpicos de 2016

A emoção deu o tom à defesa da candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas e o Brasil conquistou os Jogos Olímpicos de 2016, com o dobro dos votos da segunda colocada: 66 contra 32. Pela primeira vez na história, um País sul-americano vai sediar a competição.

Em Copacabana, uma festa popular marca o dia histórico brasileiro, com shows de artistas como Lulu Santos e a presença de atletas brasileiros que já estiveram nas Olimpíadas.

O anúncio da vitória brasileira foi feito há pouco, em Copenhague, na Dinamarca. Rio de Janeiro chegou a final com Madri – Espanha. Mais cedo, outras duas candidatas foram eliminadas: Chicago e Tóquio.

O Rio também garante sede dos Jogos Paraolímpicos de 2016. Por 50 minutos, sete membros da delegação brasileira deram destaque às belezas cariocas e aos benefícios que a primeira Olimpíada na América do Sul traria à cidade

Mas o principal argumento da candidatura do Rio de Janeiro em sua apresentação pré-eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 foi o ineditismo.

Dos quatro países que disputam o direito de organizar a competição, o Brasil foi o único que jamais recebeu a competição.

“Entre as dez maiores economias do mundo, somos os únicos que não sediaram a Olimpíada. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada, mas para nós será uma oportunidade sem igual. O desafio do COI é expandir os Jogos para novos lugares, de acender a pira olímpica em um país tropical”, disse o presidente Lula em Copenhague, ao defender a candidatura.

O presidente Lula fez um discurso emocionado e um vídeo produzido pelo cineasta Fernando Meirelles arrematou a apresentação emocionada do Brasil.

As imagens mostraram a alegria do povo e de atletas dos diferentes países nas ruas do Rio de Janeiro, com o slogan, em vários idiomas, “A paixão nos une”, e um mosaico humano com os anéis olímpicos na beira da praia.

Além do governador e do prefeito do Rio, a velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos de Pequim-2008 na classe 470, com Fernanda Oliveira, defendeu a candidatura em nome dos atletas. Ressaltou a importância de Pelé para o esporte brasileiro e destacou Daniel Dias, multicampeão paraolímpico, e Barbara Leôncio, jovem promessa do atletismo, antes de passar a palavra para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o único a discursar em português, que caprichou no aspecto emocional em seu discurso.

“Para os outros, é apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. É um continente que nunca recebeu os Jogos Olímpicos. Chegou a hora de corrigir esse desequilíbrio”, pediu Lula

Para o presidente, foi a segunda vitória importante, depois da Copa do Mundo.
O Rio já havia se candidatado a sede dos Jogos em 2004 e 2012, sem chegar à final.

Até agora, a principal concorrente apontada por sites especializados era Chicago (EUA), que nesta sexta-feira foi a primeira eliminada. Logo depois, Tóquio foi eliminada da disputa pelos delegados do COI, fazendo com que apenas Madri e o Rio de Janeiro continuassem na corrida.

Na pré-seleção feita pelo COI entre as aspirantes, no ano passado, no entanto, a cidade brasileira havia obtido o pior desempenho entre as finalistas.

A cidade foi escolhida pelos membros do COI (Comite Olimpico Internacional).

Fonte: www.campogrande.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento