SALVE 11 DE AGOSTO DE 2023

Escreveu: ABRÃO RAZUK. advogado militante e ex-juiz de direito em MS membro da academia Sul-Mato-Grossense de letras e autor de diversos livros como:
1. Crimes Federais;
2. Enfoques do Direito Civil e Processual Civil;
3. Da Penhora, Editora Saraiva;
4. Dois verbetes na ENCICLOPÉDIA SARAIVA DO DIREITO.
Membro da academia Sul-mato-grossense de letras, cadeira 18.


No 11 de agosto de todos os anos os operadores do direito comemoram esta data em razão da fundação dos cursos jurídicos em 11 de agosto de 1827 por decreto de Dom Pedro I. Foram instaladas em Olinda, Pernambuco e São Paulo.

Antes os bacharéis cursavam direito, na sua maioria, na Universidade de Coimbra em Portugal.

Nosso direito regia-se pelas ordenações do Reino.

O dia histórico de 11 de agosto em 2.023, faz 196 anos da instituição das duas primeiras faculdades de Direito do Brasil.
A partir dessa data histórica passamos a ter nosso ordenamento jurídico.
O Brasil em matéria de ciência jurídica sofreu grande transformação, havia poucas faculdades de direito no Brasil. mas eram de boa qualidade.

Com a proliferação das faculdades de direito caiu muito o nível dos formandos, primeiro porque, o acadêmico antes de seu ingresso já tinha deficiência do ensino primário hoje denominado ensino fundamental.

A má formação do bacharel em direito em razão da má qualidade de ensino do direito pela ganância de alguns proprietários das faculdades e a má remuneração dos seus Professores, daí também via de consequência, a má qualidade jurídica de ensino e de didática e de conhecimento dos professores, exceto claro de alguns professores idealistas e competentes que pouco ligavam para o salário e mais por idealismo.
Atualmente a advocacia atravessa uma fase muito difícil em decorrência da ausência de clientela e a concorrência desleal de certos profissionais gananciosos.

Em Mato Grosso do Sul e, em particular em Campo Grande, prevalecem os grandes escritórios comandados por uma minoria de advogados bem-sucedidos e fruto da sorte e o resto parte para o concurso público ou luta bravamente para ter um lugar ao sol. Há advogados que sequer conseguem pagar o aluguel de seu escritório. E alguns com muita intimidade com o código de ética da OAB, etc. com representação no Tribunal de Ética da OAB. e dificilmente em virtude de sua má formação jurídica conseguem ser aprovados em concurso público.

Mas, não podemos generalizar de forma alguma pois, ainda há notáveis advogados éticos e competentes. A grande mensagem que se deve salientar nesse 11 de agosto é a reforma do ensino jurídico e diminuir a instalação de cursos jurídicos deficientes e da má formação acadêmica, senão muitos perecerão ou trilharão a vereda da desilusão.

A situação para o recém-formado e que passa no exame de ordem o início de carreira é dificílima. A falta de experiência e falta de conhecimento técnico-jurídico e a falta de cliente. Nem todos os bacharéis têm o hábito de pesquisa e de leitura dos livros jurídicos, porém há exceções. Atualmente a internet é uma grande ferramenta de pesquisa, só não aprende quem tem preguiça mental.

A escolha da carreira jurídica deve ser por ideal e competência e não por fuga de outras profissões. O sucesso profissional só vem com o tempo e com a ética e sobretudo, com vocação, estudo e competência.

O cliente espera do seu advogado resultado útil, o advogado precisa ter muita habilidade no momento de combinar os honorários com seu cliente senão ele bate asa. Deve fazer sempre o contrato por escrito.

Portanto, esse 11 de agosto é uma grande oportunidade para uma séria reflexão.

Parabéns para todos os operadores do direito pela grandeza dessa nobre profissão, abraçada com tanto ideal por Rui Barbosa, nosso patrono e que nos legou sua substanciosa mensagem, em seu discurso para a turma de 1.921 chamada de “oração aos moços”.

Dentre muitas mensagens do mestre Rui Barbosa citaremos essa pelo seu conteúdo, nesse 11 de agosto de 2023: “eu não troco a justiça pela soberba. eu não deixo o direito pela força. eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo”.

Campo Grande, MS, 11 de agosto de 2023.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento