Nesta terça-feira a Comissão de Educação do Senado aprovou proposta que cria o Save (Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas), de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB).
O objetivo do Save é municiar o governo de informações sobre a ocorrência e ajudar na prevenção de violência nos arredores das instituições de ensino. Segundo Marisa, o sistema atuará prioritariamente na produção de estudos, levantamentos e mapeamento de ocorrências de violência escolar; na sistematização e divulgação de medidas e soluções de gestão eficazes no combate à violência escolar, dentre outras áreas.
Para Marisa, a escola deixou de ser um lugar seguro e a aprendizagem ficou comprometida. “Isso é um problema inaceitável que deve ser enfrentado diuturnamente, com o uso de todos os meios de que a sociedade dispõe”.
O projeto de lei autoriza o governo federal a implantar o sistema, em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal. O Save será operado em solução de informática que viabilize a integração e o tratamento de informações recebidas por telefones, correio eletrônico, sites e outras mídias.
Agora a proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.