O Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) registrou 1.274 atendimentos a acidentes de trânsito em Cuiabá de janeiro até o mês de outubro de 2016. Foram 728 acordos, ou seja, 57,14% do total. Os dados estão no balanço apresentado pela gestão administrativa do SAI. De acordo com o relatório estatístico das atividades mês a mês, o maior número de casos acordados neste período foi em agosto: 101 acordos firmados.
Outro dado interessante está relacionado ao número de desistências, quando os envolvidos em acidente de trânsito acionam o SAI, mas resolvem a questão sem precisar da intermediação do conciliador. Conforme o relatório estatístico anual das atividades do SAI, foram registradas 150 desistências de janeiro a outubro de 2016.
Já durante todo o ano de 2015, o SAI realizou 1.724 atendimentos, sendo que 1.037 deles (60%) resultaram em acordos. Já as desistências e os impedimentos somaram 159 registros.
Para o juiz responsável pelo SAI, Mário Roberto Kono de Oliveira, a preocupação maior do Serviço de Atendimento Imediato é com os acordos. “Procuramos levar de imediato o apoio do Judiciário, onde o profissional conciliador conversa com as partes, intermedia a situação e evita novas demandas ao Judiciário. Isso também traz efetividade para as partes, muitas vezes eles precisam dessa ocorrência para acionar a seguradora”, explicou o juiz.
Em relação ao número de acidentes, o magistrado afirma que se comparado com 2015, o número de acidentes caiu, mas ele não acredita na conscientização dos motoristas. Ele atribui a queda à instalação de mais radares, “o que faz com que os condutores reduzem a velocidade e isso também faz diminuir o número de acidentes”.
Vale lembrar que o SAI é um serviço do Poder Judiciário, vinculado aos juizados especiais, que tem a finalidade de atender casos de acidentes de trânsito sem vítimas em Cuiabá e Várzea Grande, proporcionando rapidez na solução de conflitos.
Fonte: www.cnj.jus.br