A Escola Paulista da Magistratura promove entre os dias 15 e 30 de setembro um ciclo de debates sobre as mudanças no Direito criminal e sobre o novo Código de Ética da Magistratura Nacional, criado pelo Conselho Nacional de Justiça. O evento, que é gratuito, acontece em Assis, interior de São Paulo. Ele é destinado a juízes, membros do Ministério Público e funcionários do Judiciário.
Depois de tramitar por três anos no CNJ, o Código de Ética da Magistratura Nacional foi aprovado no dia 28 de agosto. O texto estabelece alguns parâmetros de condutas aos juízes, como não opinar sobre processo judicial, priorizar a atividade judicial em detrimento de outras e oferecer resposta às demandas em tempo razoável.
O Código de Ética é dividido em capítulos que tratam da independência, imparcialidade, transparência, integridade profissional e pessoal, diligência, dedicação, cortesia, prudência, sigilo profissional, conhecimento, capacitação, dignidade, honra e decoro.
O ciclo de debates acontece na Casa da OAB de Assis, que fica na rua doutor Lycio Brandão de Camargo, 75. Os debates começam sempre às 19h30. Mais informações pelo telefone (18) 3322-6011 — ramal 216 — ou pelo site da escola.
Programação
Dia 15/9
Provas no Processo Penal
Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior
Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Assis
Dia 18/9
Procedimento do Júri
Eduardo Henrique Amâncio de Souza
Promotor de Justiça de Assis
Dia 22/9
Lei Seca, Armas de Fogo e Algemas
Marcelo Freire Garcia
Promotor de Justiça de Cândido Mota
Dia 25/9
Procedimentos Ordinário e Sumário no CPP
Luiz Fernando Rocha
Promotor de Justiça de Paraguaçu Paulista
Dia 30/9
Código de Ética da Magistratura
Silvana Cristina Bonifácio Souza
Juíza da Vara dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Assis
Revista Consultor Jurídico