O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul dá posse hoje ao primeiro desembargador negro da história da corte. Francisco Geraldo de Souza, na magistratura há 28 anos, assume o lugar do ex-presidente do órgão Luiz Carlos Santini, que se aposentou na semana passada.
Promovido pelo critério antiguidade, a escolha do magistrado foi aprovada por unanimidade pelos desembargadores do Órgão Especial do TJMS.
Cearense de Fortaleza, Francisco Geraldo será empossado às 17h, no plenário do Tribunal Pleno, e o evento será assistido por autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.
Embora nomeado na sessão do dia 11 passado, Francisco Geraldo já atuava como convocado no cargo de desembargador desde o dia 2 de agosto de 2010. Antes ele chefiava a 1ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, cargo que ocupou por 16 anos.
HISTÓRICO
O agora desembargador ingressou na magistratura em abril de 1984, ano que foi aprovado em primeiro lugar no concurso. Em setembro daquele ano, por merecimento, Francisco Geraldo foi promovido a Juiz de Direito e passou a atuar na chamada 1ª entrância, na comarca de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai.
Dali, em março de 1985, a pedido, o então juiz foi transferido para a cidade de Itaporã. Mais uma vez por merecimento, em agosto de 1987, foi promovido a juiz de 2ª entrância, na 1ª vara criminal, em Corumbá, fronteira com a Bolívia.
Já em 1991, também por merecimento, Francisco Geraldo foi promovido para atuar na 9ª Vara Criminal de Campo Grande, onde se tornou juiz de entrância especial.
Em setembro de 1994, assumiu o comando na Vara de Execução Penal, onde ficou até 2010.
TJ empossa 1° desembargador negro de MS
