TRT19 adotará novo sistema de cálculos

O Sistema de Cálculo Unificado da Justiça do Trabalho (E-Calc) será realidade no âmbito do TRT19 a partir da segunda quinzena de agosto. Para que o novo modelo funcione com eficácia e eficiência, entre os dias 17 e 21 de agosto, os servidores responsáveis pelos cálculos trabalhistas nas Varas do Trabalho passarão por um minicurso de capacitação no tocante à utilização das ferramentas do referido sistema. O treinamento será ministrado pelo técnico Judiciário do TRT da 20ª Região (Sergipe), José Alberto dos Santos Vieira, especialista em cálculos trabalhistas. As aulas acontecerão das 8h às 17h, no laboratório de informática da Escola Judicial.

O E-Calc é uma versão eletrônica aperfeiçoada do sistema atual. Foi idealizado pela Comissão de Avaliação de Projetos de Informática (CAPI) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que apontou os sistemas de cálculos mais eficazes em uso nos Tribunais estaduais e escolheu o de Sergipe (20ª Região) para ser a base do modelo.

O principal objetivo desse sistema consiste em padronizar os procedimentos de cálculos utilizados nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país, para, assim, propiciar ao Judiciário Trabalhista e aos seus jurisdicionados elementos para organização e elaboração do cálculo trabalhista em qualquer fase do processo. Além disso, ele foi desenvolvido com base em três pilares de segurança: integridade, disponibilidade e confiabilidade.

Segundo o diretor de informática do TRT19, Luís Carlos de Oliveira, a Justiça do Trabalho de Alagoas será uma das primeiras do País a implantar o novo sistema. “A adoção faz parte das ações do Planejamento Estratégico da gestão do presidente Nova Moreira. Alagoas tem algumas limitações na utilização das ferramentas do sistema em uso, porque os cálculos não estão disponíveis em todas as instâncias. Sensível a isso, o desembargador Nova Moreira se prontificou em implantar o E-Calc, que, como será instalado no servidor, possibilitará a todos o acesso aos cálculos, desde que estejam conectados à rede, o que eliminará a morosidade”, afirmou Luís Carlos.

O diretor informou, ainda, que a implantação do E-Calc no TRT19 inicialmente estava prevista para outubro de 2008, mas, devido a atrasos na validação por parte do CSJT, só agora ela será possível. Além de Sergipe, o E-Calc também já funciona no TRT da 17ª Região (Espírito Santo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento