TV Justiça: Corte Suprema uruguaia declara inconstitucional Lei da Caducidade

No programa “Cortes Supremas” desta semana, o convênio assinado entre o Conselho Nacional de Justiça do Brasil e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) para incentivar empresas a contratar mão-de-obra de ex-presidiários para a Copa do Mundo de 2014. No Peru, a Sala Penal da Corte Suprema autoriza extradição de juiz israelense, acusado de corrupção e falsificação de documentos. E, na Argentina, a Corte Suprema pede opinião consultiva, ao Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, sobre taxa alfandegária.

O programa da TV Justiça também mostra que em decisão histórica, a Corte Suprema do Uruguai declara inconstitucional a Lei de Caducidade, que anistiou militares que atuaram durante a ditadura militar. Em entrevista ao Cortes Supremas, o magistrado da Corte Suprema do Uruguai, Leslie Van Rompaey, explica os motivos que levaram os magistrados a declarar a inconstitucionalidade da lei. “Nós entendemos que essa norma é inconstitucional porque afeta o princípio constitucional da separação dos Poderes”, esclarece.

E ainda: no Chile, Corte Suprema considera ilegal a exigência de cartão de registro de visita a turistas da Ilha de Páscoa. Na Argentina, o Judiciário solicitou ao governo da Espanha a extradição do piloto Julio Alberto Poch, acusado de participar dos chamados “vôos da morte”. E no quadro sobre “Direitos Fundamentais”, o impacto das mudanças climáticas no direito à alimentação.

O programa inédito vai ao ar toda quarta-feira, às 21h. E pode ser assistido também no YouTube, no endereço eletrônico www.youtube.com/stf

Horários Alternativos: sexta-feira – 13h30 / sábado – 20h / segunda-feira – 0h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você está prestes a ser direcionado à página
Deseja realmente prosseguir?
Atendimento