A Fifa definiu ontem (22) a escala de arbitragem dos últimos jogos da primeira fase da Copa-2010. A partida do Brasil, sexta (25), às 11 horas, diante de Portugal, ficará a cargo de Benito Archundia. Desde 1993 no quadro da entidade, foi ele quem apitou a final do Campeonato Mundial de Clubes de 2005, em que o São Paulo derrotou o Liverpool por 1 a 0.
Advogado quando não está em campo de futebol, o mexicano também esteve à frente da conquista do Barcelona, no final do ano passado, sobre o Estudiantes. Ele tem outros advogados em sua equipe, para que acompanhem os prazos, quando está em suas frequentes viagens.
Aos 44 anos, Benito Archundia (na foto aplicando um cartão amarelo em Zidane, na Copa de 2006) já está na sua segunda Copa do Mundo consecutiva. Em 2006, a seleção brasileira estreou na Alemanha vencendo a Croácia, no dia 13 de junho, com ele trabalhando. Na oportunidade, deu quatro cartões amarelos e nenhum vermelho.
As cinco partidas em que participou até a semifinal lhe renderam a condição de único, na história, com tantas atuações numa única edição do torneio.
Archundia será auxiliado pelo compatriota Marvin Torrentera e pelo canadense Hector Vergara. O neozelandês Peter O´Leary será o quatro árbitro. Nesta Copa, Archundia já apitou o empate (1 x 1) entre Itália e Paraguai, pelo Grupo F.