O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, sofreu uma tentativa de assaltado na manhã de domingo (29/6) na avenida Beira-Mar, em Fortaleza. No momento em que fazia uma caminhada no calçadão da praia, ele foi atacado por dois garotos.
Segundo o jornal O Povo, um deles se aproximou do ministro e tentou arrancar pelas costas seu cordão de ouro. Um de seus três seguranças evitou o roubo. O garoto, de 18 anos, foi preso e levado à delegacia. O outro rapaz fugiu.
A orla da praia é um dos locais mais valorizados da cidade. Recentemente, o ex-vice-governador Maia Júnior foi assaltado quando chegava a um restaurante próximo do lugar. Gilmar Mendes estava na cidade para compromissos familiares.
O ministro sofreu leves escoriações no pescoço. Gilmar Mendes não foi à delegacia. O delegado Franco Pinheiro foi ao local para ouvir o ministro e testemunhas.
O rapaz não tem antecedentes criminais. O seu advogado, Oliveira Brito, disse vai pedir sua liberdade provisória e tentar desclassificar o crime para tentativa de furto.
Não é a primeira vez que o ministro passa por esse tipo de situação. Em dezembro de 2006, Gilmar Mendes e Ellen Gracie, na época presidente do STF, foram assaltados na Linha Vermelha no Rio de Janeiro. O carro, em que os ministros estavam, foi parado por um arrastão. Eles foram obrigados a sair, mas foram resgatados logo em seguida por seguranças do Supremo. Os ministros não sofreram nada, mas tiveram objetos roubados.
Revista Consultor Jurídico